Programação

RECEPÇÃO & INSCRIÇÃO

ABERTURA

RENOVABIO

O PAPEL DA CANA NO DESENVOLVIMENTO

CERIMÔNIA DE ABERTURA DA FENASUCRO

André Rocha Presidente, Forum Nacional Sucroenergético, Brasília, DF.

- Atual Presidente Executivo do Sifaeg e do Sifaçúcar - Ex- presidente da Companhia Energética de Goiás - CELG - Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO - Membro do Conselho Temático de Infra-Estrutura da CNI a partir de março 2004.

Aparecido Luiz Presidente, CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Sertãozinho, SP.

Em breve

Elizabeth Farina Presidente, Unica, São Paulo, SP.

Elizabeth M. M. Q. Farina é Presidente e Diretora Executiva da UNICA, a União da Indústria de Cana de Açúcar do Brasil, desde dezembro de 2012. Antes de seu cargo atual, foi professora titular de Economia na Universidade de São Paulo. Chefiou o Departamento de Economia de 2002 a 2004, e de 2010 a 2012. Foi presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de 2004 a 2008. Por mais de 10 anos, Dra. Farina foi vice-presidente do programa de agronegócios da Universidade de São Paulo, o PENSA. Obteve seu PhD em economia na Universidade de São Paulo em 1983, e o título de habilitação em 1996. Atingiu o posto de professora titular em 2001. A Dra. Farina trabalhou como consultora no Brasil e em outros países da América Latina, e como especialista econômica em estratégias de abastecimento e agronegócios e análise de litígios de defesa econômica e consolidações e fusões. Farina publicou oito livros, 14 capítulos de livros e mais de 20 artigos em periódicos nacionais e internacionais.

Francisco Jardim Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, SP.

Em breve

Guilherme Nastari Diretor, DATAGRO Consultoria, São Paulo,SP.

Diretor da DATAGRO desde 2005. Diretor da Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool (AEXA), desde 2009. Participou como consultor de diversos projetos de consultoria dos mercados de açúcar e etanol pela DATAGRO. Sendo que os principais clientes são produtores de áçúcar, etanol, biodiesel, trading companies, bancos, distribuidores de combustível, governos e ONGs. - Mestre em Agroenergia - Fundação Getúlio Vargas - SP - Brasil - Bacharel em Economia – IBMEC São Paulo - SP - Brasil

Manoel Carlos de Azevedo Ortolan Presidente de Honra, AGROCANA, Sertãozinho, SP.

Formou-se Engenheiro Agrônomo na Escola Superior de Agronomia "Luiz de Queiroz" (ESALQ) em 1969. Começou a trabalhar na Copersucar, na Fazenda Experimental de Sertãozinho (antiga Fazenda Boa Fé) onde permaneceu até fevereiro de 1972. Em seguida trabalhou na Canaoeste (durante seis meses). Deixou a Canaoeste para assumir a gerência da Fazenda Pouso Alegre em Goiás, cujas atividades eram a cultura do arroz e pecuária. Permaneceu neste cargo até julho de 1975. Após, retornou a Canaoeste para trabalhar como gerente do Departamento Técnico onde permaneceu até fevereiro de 2000. Neste mesmo ano e mês, assumiu a presidência da Canaoeste, cargo que ocupa até hoje. Em março de 2001 também foi eleito presidente da Orplana para o mandato de três anos, que durou até 12 de março de 2004. Foi reeleito e ficou no cargo até março de 2007. Em abril de 2013, Manoel Ortolan foi eleito novamente presidente da Orplana para um mandato de três anos. Ao longo desse tempo foi convidado a participar como membro de várias entidades governamentais e não-governamentais ligadas ao setor sucroalcooleiro. Hoje, Dr. Manoel Ortolan ocupa os seguintes cargos: • Produtor Rural • Presidente da Canaoeste - Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo; • Diretor Superintendente da Copercana – Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo; • Vice-presidente do Conselho de Administração da Sicoob Cocred - Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e Empresários do Interior Paulista • 2º vice-presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto • Presidente da Organização Vida Nova / Escola Experimental Casa das Mangueiras-RP • Presidente do Consecana – Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, açúcar e álcool do Estado de São Paulo • Membro do Cosag/Fiesp – Conselho Superior da Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo • Membro do Conselho de Administração do Sicoob-SP • Presidente da Orplana – Organização dos Plantador

Marlon Arraes Coordenador, Departamento de Combustíveis Renováveis (DCR), da Secretaria de Petróleo , Gás Natural e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energias (MME), Brasília,DF.

Em breve

Pedro Mizutani Presidente de Honra,FENASUCRO , Sertãozinho, SP.

Mizutani é formado em Engenharia de Produção pela USP (Universidade de São Paulo) e é pós-graduado em Finanças pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e concluiu MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) com extensão pela Ohio University. Possui mestrado pela FGV. Cursou pós-graduação em Administração de Empresas na Kellogg School of Management, nos Estados Unidos. Com mais de 25 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e de processos produtivos do setor sucroenergético, iniciou sua carreira na Cosan, um dos maiores grupos privados do Brasil, em 1983 como supervisor de planejamento. Em 2009, Mizutani assumiu a posição de Presidente de Açúcar, Álcool e Energia da Cosan e Vice Presidente do Conselho de Administração da Cosan. Membro do Conselho do SIAESP/SIFAESP/UNICA desde 2002. Pedro Mizutani também atua como membro do Conselho Administrativo do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), do Conselho da americana Codexis e do Conselho da canadense Iogen.

Plinio Mario Nastari Representante da Sociedade Civil,CNPE - Conselho Nacional de Política Energética, Brasília, DF, e Presidente, DATAGRO Consultoria, São Paulo, SP.

Plinio Nastari é presidente da Datagro Consultoria, com escritórios em São Paulo, Recife, Santos e New York, e clientes em 41 países, é mestre e doutor em economia agrícola pela Iowa State University. Foi diretor executivo e presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, membro de comitês técnicos do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool, Comissão para Reexame da Matriz Energética, e Comissão de Energia Nacional. Assessorou produtores, bancos, tradings e governos desde os primórdios do Proalcool no Brasil, em 1978. Durante 18 anos foi professor de micro e macro economia nos programas de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas em S.Paulo. Em disputas internacionais, atuou como coordenador da defesa do Brasil no caso das exportações de álcool do Brasil para os Estados Unidos, junto à Corte Internacional de Comércio em Washington, e foi o economista responsável pelos casos do açúcar, bananas e pneus contra a Uniao Européia, junto à Organização Mundial de Comércio, em Genebra. A Datagro tem assessorado a maior parte dos investidores e bancos que tem realizado negócios em açúcar e etanol no Brasil nos últimos anos.Organizadores de conferências em New York, São Paulo e Araçatuba.

Patrocinadores do Evento